top of page

O INÍCIO DO ELO SOCIAL NO ESTADO DE PERNAMBUCO


No dia 08/04/2017 e 09/04/2017 ocorreu o primeiro curso de cidadania no estado de Pernambuco. Onde estiveram presentes 109 pessoas com sonhos e metas na vida. Pessoas que foram arriscar e saber que projeto seria esse. O novo assusta!


Anteriormente, na medida em que todos foram enviando currículo por e-mail, fomos sendo adicionados ao grupo de Whatsapp. Por lá que fomos recebendo as devidas informações do Elo Social, contudo, de forma rasa, do qual, causava dúvidas dentre nós. Essa foi a causa de muitos, mas MUITOS não terem ido ao dia “D”.


Entretanto, como dito acima, mais de cem pessoas abriram mão do seu final de semana que normalmente é destinado para estar com a família descansando do trabalho árduo de cada dia. E o que vimos? Pessoas que jamais havíamos visto em nossas vidas e alguns de fora do estado: Três da Bahia, uma de Santa Catarina, e por fim, um de São Paulo.


Este último foi o que chamou mais atenção. O nome dele é Jomateleno dos Santos Teixeira. Um senhor bastante simpático que estava acompanhado por sua esposa, Cida Gracietti e membros do Sindetap/BA: Luiz Fernandes, Luiz Alberto e Rose Correia.


Ele foi o que apresentou o projeto Lixo Zero Social 10 a todos nós. Além disso, ele era, e continua sendo, o Presidente da Confederação do Elo Social Brasil. Pessoa melhor para essa missão, não há.


Mostrou-se uma pessoa muito segura, que o projeto não apresentou falhas e com transparência e amor ao que estava apresentando, foi colocado em xeque, pois muitos estavam observando se haveria algo de errado no que estava sendo dito. Como foi dito acima: O novo assusta! Várias perguntas foram feitas e ele sempre respondeu de forma direta e coesa. O primeiro dia de curso foi cansativo, porém, muito proveitoso.


Fomos para casa sabendo que a vida real do ser humano consiste em ser feliz, principalmente por estar sempre na esperança de sê-lo muito em breve. A expectativa era maior ainda para o dia seguinte.


O segundo dia foi interessante. Não que o primeiro não tenha sido. Refiro-me a disputa que houve no turno da tarde entre os participantes. No final da apresentação do nosso presidente, abriu votação para saber quais serão os integrantes da Diretoria Estadual do Elo Social Pernambuco. Um cargo muito apreciado nos dias de hoje, todavia, visto com muita desconfiança na época, pois não se sabia o que estava por vir.


Os primeiros diretores Estadual PE foram:


Presidente: Maria Zenilda Ferreira Lima (Assistente Social);

Vice-Presidente: André de Andrade Azevedo dos Santos (Advogado);

Secretário: Pedro Henrique Araújo Santos Filho (Diretor de Educação);

Tesoureiro: Filipe Cesar Chaves Wanderley (Delegado Social);

Presidente do Conselho Consultivo: Fabiana Silva de Andrade (Psicóloga);

Presidente do Conselho Deliberativo: Tatiane Maria da Silva Barros (Diretora de Saúde);

Presidente do Conselho Fiscal: Ednaldo Antônio da Silva (Diretor de Ressocialização).



Obs: André Azevedo e Filippe Wanderley entraram na diretoria sem passar por votação dentre os participantes por terem sido o único advogado e bacharel em direito, respectivamente, a terem interesse ao cargo.


Logo depois, começaram as votações para as Seccionais de Recife, Igarassu, Vitória de Santo Antão e Caruaru. Garanhuns e Salgueiro não tiveram votação. A primeira por terem tido interessados sem concorrência em seus cargos e o segundo por não ter tido nenhum interessado.


Por fim, os das regionais que por haver muitas vagas a disposição não foi problema em distribuí-los.


Dias depois tudo que ocorreu nestes dois dias foi discutido entre os membros da Estadual, do qual, organizou todos os participantes em seus devidos cargos e a lista de presença foi enviada a Confederação.


Atualmente, temos poucas pessoas que estão ainda conosco que presenciaram o começo de todo o projeto em nosso grandioso estado. Foram dois dias que, com certeza, essas pessoas guardam até hoje em sua memória. Sou um deles. Tenho orgulho disso!




André de Andrade Azevedo dos Santos – Presidente do Elo Social Pernambuco

OMS/PE 1.133


456 views6 comments
bottom of page